Você já fez inúmeras visitas ao imóvel, utilizou nossas dicas e analisou criteriosamente todos os pontos importantes que falamos sobre como escolher o imóvel, e definiu:
– É esse! É aqui que eu quero morar.
Agora chegou a hora de negociar com a construtora, buscar o melhor preço e as melhores condições de pagamento para você realizar este sonho.
Quem sabe negociar, meu amigo, tem mais chances de fechar um bom negócio para ambas as partes.
E é sobre isso que vamos conversar hoje: técnicas de negociação ganha-ganha.
Você já deve ter ouvido falar que ‘conhecimento abre muitas portas’ e essa máxima vai fazer todo sentido nesta reta final rumo a compra do seu apê.
Isso porque o conhecimento do cliente sobre o produto e o seu mercado dão a ele a segurança necessária para uma negociação bem-sucedida.
Mais uma vez, ressaltamos aqui a importância das visitas ao imóvel com uma visão mais criteriosa, questionando e se informando bem sobre quesitos que interferem diretamente no valor dele:
- Localização – mobilidade urbana, segurança, trânsito, infraestrutura de , shoppings e restaurantes no entorno.
- Metragem – plantas e diferenciais de acabamento.
- Áreas de Lazer – o que mais o imóvel oferece a você e a sua família a médio e longo prazos.
Depois de conhecer bem o produto é preciso investir em conhecimento do mercado concorrente.
– Calma. Não precisa fazer um MBA de Mercado Imobiliário. Apenas pesquisar outros imóveis na região e no mesmo padrão deste que você quer comprar.
A mesma análise que você fez no imóvel que você quer negociar, deve ser feita em outros imóveis similares na região.
Vale ressaltar que tem que ser na mesma região e no mesmo padrão de construção para que este comparativo faça sentido.
Só assim você vai conseguir fazer um comparativo entre dois, três ou mais imóveis do mesmo padrão, analisando seus prós e contras e alinhando tudo isso ao que você busca, dentro do seu perfil e potencial de compra.
Conhecer a concorrência te trará a segurança necessária para esta negociação e explorar melhor suas chances de obter um desconto ou algum benefício na hora de fechar negócio.
As negociações de pagamento e desconto
Partindo da premissa de que você já conhece bem o imóvel em questão e a sua concorrência, é hora de ir para a mesa!
O poder de compra é mandatório nessa fase, assim com saber exatamente até onde você pode ir e como ir, financeiramente falando.
Para quem vai comprar à vista, barganhar é preciso… e eficiente.
As chances de um bom desconto são bastante positivas. Dificilmente, para não dizer nunca, a construtora nega um desconto para o cliente que paga à vista.
Agora, para quem vai pagar a prazo e via financiamento bancário, a grande maioria esmagadora dos casos, é importante saber com antecedência o seu potencial de compra.
Para isso, um simulado ou até mesmo uma análise de crédito já resolveria. Ter esses dados otimiza e muito todo o processo de compra.
Você já chega na mesa para negociação sabendo o quanto tem de crédito aprovado. Aqui, o poder de barganha é um pouco diferente, mas vale a pena negociar, uma vez que a Construtora recebe o pagamento integral do Banco.
- Valor de Entrada
- Chaves
- Parcelas mensais
- Intermediárias
- Saldo.
Tudo pode e deve ser negociado em busca do melhor para ambas as partes.
Cabe aqui dizer que se trata de um investimento de longo prazo, ou seja, um compromisso financeiro de anos e que deve ser o mais seguro possível.
Deve ser um investimento seguro financeiramente. O seu sonho não pode virar um pesadelo no meio do caminho, não é mesmo?
Pesquise o máximo que puder sobre o produto e o seu mercado, estas são as principais ferramentas para uma negociação bem-sucedida na reta final da concretização da compra de um imóvel, da realização de um sonho.