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Quais são os documentos para o financiamento do seu primeiro apê?

Quais são os documentos para o financiamento do seu primeiro apê?

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Você sabia que a parte burocrática para compra de um apartamento financiado pelo Banco, seja qual for a instituição financeira, ou direto com a construtora é a mais morosa de toda a jornada?

Isso porque muitas pessoas, estreantes na categoria proprietário, não sabem quais são os documentos necessários para o financiamento do seu primeiro imóvel.

Ou, mesmo quando sabem quais são eles, não conseguem organizá-los de uma única vez e, com pendências de documentação, em muitos casos, os processos retornam, pausam e demoram infinitamente mais para serem concluídos.

Por isso, antes de listarmos quais são os documentos que você precisa para fazer o financiamento do seu primeiro imóvel, reafirmamos a importância de organizá-los, reuni-los e entregá-los todos de uma única vez.

Desta forma você evita o retrabalho, otimiza tempo e energia neste processo que, naturalmente, já leva um tempo relativamente grande para ser concluído.

Combinado?

Uma dica legal para quem quer comprar um apê financiado direto com a construtora é levar estes documentos durante a visita ao imóvel.

Com os documentos em mãos, o corretor de imóveis e o seu time de comercial podem agilizar o processo de imediato e você já ganhar um bom tempo aí.

Agora vamos a relação de documentos que você precisa para financiar seu primeiro apartamento.

Em tempo, cada instituição trabalha de uma forma, mas, de um modo geral, solicitam os mesmos documentos a todos, com algumas particularidades pontuais.

Os documentos do comprador – os seus:         

Geralmente, os Bancos e as Construtoras pedem:

  • CPF e RG;
  • Certidão de nascimento ou de casamento – se for casado, é preciso também os documentos do cônjuge;
  • Comprovante de endereço atualizado – Contas de consumo de até 4 meses atrás (Luz, Água, cartão de crédito, entre outros).
  • Comprovante de renda – para quem trabalha formalmente, os três últimos holerites e, para quem tem renda informal o Extrato Bancário ou a Declaração do Imposto de Renda.
  • Lembrando que o extrato também pode servir como comprovação de complemento de renda.

Quem vai utilizar o FGTS como parte de pagamento tem que apresentar mais alguns documentos. São eles:

 

  • Extrato do FGTS e autorização para o saque. A Caixa Econômica Federal te ajuda com isso, mesmo que o seu financiamento bancário não seja com ela.
  • Carteira de trabalho – se tiver mais de uma, leve.
  • Carta do empregador – solicite junto a empresa que você trabalha.

Sobre a compra de apartamento na Planta:

Como imóveis na planta não são financiáveis pelo Banco, a orientação é que você peça verifique junto a construtora documentos que indiquem detalhes do projeto, com a planta do imóvel contento a metragem dele e das áreas comuns, como a garagem, por exemplo.

Dos prazos da obra: início, meio e fim da construção. Prazos de entregas e multa por atrasos.

O Memorial Descritivo da obra deve estar registrado no cartório de imóveis.    

Imóveis prontos para morar e apartamentos para financiamento bancário.

Aqui, você vai precisar reunir:

  • Certidão atualizada de registro do imóvel – Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. Não aceite documentos não oficiais como substitutos.
  • Certidão de ônus reais – Para você saber se existe alguma pendência financeira nele: hipoteca, por exemplo.
  • Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas.
  • Declaração de quitação de obrigações condominiais – que comprova que o imóvel está em dias com o condomínio. Geralmente, o síndico que emite.

Ufa! Você deve ser perguntar por que tanto documento, não é mesmo?

São eles que asseguram a compra e a transferência de proprietário, passando legalmente da Construtora ou da posse do antigo proprietário para a sua.

Vale falar aqui do quanto custa o levantamento de toda essa documentação. É recomendado, reservar 5% do valor do imóvel para estes custos com taxas, cópias etc.

Os documentos que precisam estar registrados em cartório têm validade. Se atente para isso também.

Uma vez vencidos, você precisará repetir o processo e isso inclui pagar novamente por eles.

É burocrático, mas isso torna o processo seguro e todo esforço vale a muito a pena para a realização de um sonho, não é mesmo?

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