BUSCA
Contrato de financiamento assinado! E agora?

Contrato de financiamento assinado! E agora?

Compartilhe

Uhul! Assinar, finalmente, o contrato de financiamento da sua casa própria é um dos momentos mais importantes da vida. Mas, depois desta etapa, podem surgir diversas dúvidas. Afinal, você sabe o que fazer depois de assinar toda a papelada?

Se está pensando em financiar um apê e não sabe como funcionam todas as etapas, este post é para você. Vamos explicar tudo o que você precisa entender para não passar apuros em um momento tão feliz. Ficou interessado? Então, confira o artigo e prepare-se para este momento!

Pagamento no ato da assinatura

No ato da assinatura do contrato de financiamento, o comprador deverá arcar com alguns custos. É preciso que sejam pagas as despesas da operação, que são as taxas bancárias obrigatórias e o valor do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis).

Esse valor depende do preço do imóvel e tem índice variável no país, já que cada prefeitura estabelece a própria porcentagem. Em São Paulo, por exemplo, o ITBI equivale a 3% do valor do imóvel, ou seja, um imóvel no valor de R$ 200 mil teria uma taxa de R$ 6 mil. Por isso, é importante você se preparar para esses gastos.

Registro no cartório

Tudo certo com as taxas e com o ITBI? Ótimo! Agora é hora de você levar a guia e toda a documentação para o cartório de notas. Após esse passo, você deverá agendar a assinatura da escritura e levá-la a um cartório de Ofícios de Registros de Imóveis. A unidade específica depende da região onde está localizada sua nova casa. Você deverá pagar as despesas de registro diretamente no cartório.

É importante lembrar: pessoas que estão adquirindo seu primeiro imóvel tem desconto previsto em lei, se ele for para fins residenciais e se formalizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse registro não é imediato. Em geral, são necessários 30 dias para sua conclusão. Uma dica é dar entrada o quanto antes, assim você pode negociar os prazos com o vendedor.

Você se sente mais seguro para, finalmente, concluir a assinatura do contrato de financiamento? Maravilha! Esperamos que esse momento seja especial!

Deixe um comentário