Quando se trata do interesse em comprar uma casa ou um apartamento, a formalização deste é feita através de uma proposta de compra do imóvel.
O documento que registra o seu real desejo em adquirir o imóvel, dentro de determinadas condições, ou seja, pelo valor e a forma de pagamento acordados verbalmente.
Foi-se o tempo em que a palavra valia um escrito. Nos dias de hoje, tudo deve ser formalizado para evitar problemas futuros. Como dizem por aí “é bom deixar tudo amarradinho!”.
Mas, mesmo com este documento, dependendo da forma como ele é feito, problemas podem ocorrer.
Por isso, é preciso saber preparar uma proposta de compra do imóvel corretamente. Com todos os itens, detalhes e observações necessários e acordados informalmente.
Antes de saber como fazer uma proposta de compra de um imóvel, vale entender qual a melhor hora para apresentá-la.
E qual é o melhor momento para formalizar uma proposta de compra do imóvel?
Certifique-se de que você já visitou e avaliou pelo menos três opções de imóveis no mesmo padrão e que fez uma análise e um comparativo criteriosos até definir por um deles.
Esteja certo também do seu potencial de compra e dos seus planos para um futuro a médio e longos prazos, pois, a compra de um imóvel parcelado é uma dívida que pode levar anos para ser quitada.
Feito isso, chegou a hora de apresentar sua proposta de compra do imóvel que você escolheu para ser seu e da sua família, chegou o melhor momento para fazê-la.
Isso porque aqui, nesta fase da sua jornada de compra, onde você já conheceu e analisou todas a suas possibilidades, você adquiriu o conhecimento suficiente do produto e do mercado para fazer uma proposta assertiva, logo, com grandes chances de aceite.
E como fazer uma proposta de compra do imóvel da forma correta?
Não há um modelo padrão de proposta de compra do imóvel para você seguir fielmente.
O importante e a dica mais valiosa sobre o assunto é se atentar para informações que não podem faltar neste documento. São eles:
Dados pessoais de todos os envolvidos na negociação: quem quer comprar e quem deseja vender.
- Nome completo
- Telefone, e-mail para contato
- RG e CPF
- Comprovante de residência atual
- Todos os dados o imóvel negociado: metragem, número de cômodos, endereço, IPTU, Condomínio, se fica mobiliado etc.
- Os valores e as formas de pagamento, detalhadamente, sobretudo no que diz respeito aos valores e números de parcelas que o interessa propõe, e as taxas de juros praticadas, se for o caso.
- Os dados do corretor de imóveis que está intermediando a venda também são importantes. Vale, inclusive, uma pesquisa do CRECI – registro profissional dele.
- A data do documento e as assinaturas de todos os envolvidos e, pelo menos, de uma testemunha.
A transparência nas negociações é quesito de peso na hora da avaliação.
Ao fazer uma proposta de compra de um imóvel, esteja certo do que propõe e analise com cuidado as contra propostas.
Lembre-se sempre que bons negócios são aqueles que são bons para ambas as partes, portanto, questione, negocie e somente ao se sentir seguro, certo do que está querendo, formalize a proposta.
Do contrário, decline!
Agora que você já sabe o melhor momento e como formalizar a sua proposta de compra do imóvel, esteja confiante para o próximo passo rumo a conquista do seu imóvel.