BUSCA

Como me planejar financeiramente para sair do aluguel e comprar um imóvel?

Compartilhe

Você já deve ter notado que comprar um apartamento exige planejamento financeiro! Os primeiros passos que você precisará dar serão: definir metas para conquistar esse objetivo e entender as opções de financiamento do mercado.

Para ajudar você a tirar esse objetivo do mundo das ideias e transformá-las em realidade, vamos mostrar o passo a passo para seu planejamento dar certo e você adquirir o seu primeiro imóvel e, de quebra, a sua liberdade! Afinal de contas, quem não quer parar de pagar aluguel?

A tarefa parece ser complicada, mas não se assuste, é tudo mais simples do que você imagina! Com um pouco de organização financeira, adequação do orçamento, definição do seu perfil de consumo e do tipo de imóvel desejado, essa tarefa fica mais fácil!

Para ajudar você a refletir a respeito do assunto, publicamos este artigo. Preparado? Então vamos lá!

Como sair do aluguel se o dinheiro não sobra?

Ainda é comum encontrar pessoas que acreditam ser necessário uma grande quantia de dinheiro para comprar um imóvel. Isso não é verdade, já que você pode iniciar a sua compra com pouco capital. Veja algumas dicas essenciais para o seu planejamento dar certo:

  1. Verifique se o imóvel cabe no seu bolso: faça as contas e veja qual o valor das parcelas que você pode pagar. Monte um fluxo de pagamento e cuidados com as parcelas intermediárias e a parcela de entrega das chaves.
  2. Entenda os gastos envolvidos na compra de um imóvel: não são apenas as taxas do banco que você deverá levar em conta, também é preciso atenção com os custos extras (ITBI e escritura do imóvel, por exemplo);
  3. Analise todos os seus gastos e corte o que não é essencial: abra mão de gastos supérfluos e trace objetivos a longo prazo;
  4. Faça seu dinheiro trabalhar para você: comece a investir e ver seu dinheiro render.

O seu planejamento financeiro será fundamental para você adquirir um imóvel!

Vale a pena comprar na planta?

Comprar um imóvel na planta costuma ser uma boa opção. Além de adquirir um imóvel moderno, com opções de lazer nas áreas comuns e plantas inteligentes, o valor de condomínio é baixo e o custo é menor do que um imóvel pronto. Isso quer dizer que quando seu imóvel estiver pronto, ele vai valer mais. Isso mesmo, você pode ganhar dinheiro comprando um imóvel na planta! Sem falar da valorização imobiliária, que pode aumentar seus lucros caso deseje vendê-lo no futuro.

Qual imóvel comprar?

A resposta varia de acordo com as necessidades da sua família — ou pessoais, caso você vá morar sozinho. Avalie o tamanho ideal, a localização e as áreas de lazer, por exemplo. O que é mais importante para você?

Já pensou quanto tempo e dinheiro pode economizar morando perto do trabalho ou por não precisar ir à academia porque você tem tudo que precisa dentro de casa?

Um erro comum de quem compra o primeiro imóvel é não definir critérios de análise. Isso dificulta a busca e faz com que você tenha dificuldades em tomar uma boa decisão.

O que devo priorizar na compra do imóvel?

Coloque a compra do imóvel como sua prioridade e foco financeiro. Em primeiro lugar, o banco irá analisar o seu comportamento de consumo e a sua vida financeira. Geralmente, o valor das parcelas não devem exceder 30% do seu salário.

Se estiver tudo sob controle, é mais fácil conseguir um bom financiamento imobiliário. Por isso, é preciso mostrar às financiadoras que você a sua vida financeira está saudável e que você vai conseguir honrar com a dívida do seu futuro imóvel.

Agora que você sabe de alguns passos importantes de como sair do aluguel, não deixe de colocá-los em prática para poder comprar o seu imóvel em breve. E, para ajudar você, temos um conteúdo exclusivo. A Planilha de Planejamento Financeiro é ideal para quem quer poupar! 

Caso precise de alguma ajuda para encontrar um ótimo imóvel na região central de São Paulo, entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Deixe um comentário