Início » Como funciona o fluxo de pagamento de imóveis na planta?

Como funciona o fluxo de pagamento de imóveis na planta?

Para quem vai investir na aquisição de imóveis na planta, é muito importante planejar o fluxo de pagamento das parcelas, principalmente, durante o período de construção.

A opção de comprar um apartamento durante a construção do imóvel é uma forma de garantir algumas vantagens na aquisição do bem, como por exemplo ter mais flexibilidade para pagar, diluir o valor da entrada nas parcelas, entre outras coisas. Além disso, este pode ser um excelente negócio para quem deseja realizar um investimento lucrativo, já que o imóvel valoriza em torno de 20 a 40% depois de pronto.

Quer saber como se planejar com o pagamento de um imóvel na planta e não se perder na hora das parcelas? Confira como organizar o seu fluxo de pagamento na compra de imóveis na planta!

Pagamento da entrada de um apê na planta:

A compra de um imóvel na planta é composta por duas etapas: pré e pós entrega das chaves. Durante o período de execução das obras, que gira em torno de 16 a 36 meses, o comprador pagará os valores de entrada, as primeiras parcelas do imóvel e as parcelas semestrais ou anuais que, geralmente, possuem um valor maior.

A princípio, a entrada de um imóvel na planta tem um valor superior se comparado ao de um imóvel pronto. Isso ocorre porque essa quantia será utilizada pela construtora para tocar as obras e evitar que um dos maiores medos de quem opta por essa modalidade aconteça: o atraso no prazo de entrega firmado em contrato.

Outra diferença em relação a compra de um imóvel pronto, é que as parcelas pagas antes da entrega das chaves não são financiadas, ou seja, não possuem juros. Sobre essas parcelas, será aplicada apenas a correção monetária com base no Índice Nacional de Construção Civil (INCC).

Quais as variações que podem compor o contrato de compra de imóvel na planta?

Durante o período de contrato de direito de aquisição de um imóvel na planta, é possível que o valor das parcelas seja ajustado pelo INCC sejam alteradas, já que o montante final é reajustado com base na mudança dos preços das matérias-primas, serviços, mão de obra e equipamentos utilizados, critérios específicos do índice.

Ao final da obra, quanto menor o montante da dívida com a aquisição, mais fácil será o financiamento da propriedade, além de reduzir as taxas de juros e prazo de pagamento.

Com isso, na entrega das chaves, no momento do financiamento do restante da dívida, o prazo de pagamento e os juros são menores, tornando o preço final do imóvel mais baixo.

Essa escolha também pode ser feita no ato da compra e assinatura do contrato, antes da entrega das chaves, mas comumente é feita só depois.

Como geralmente são poucas as pessoas que têm uma quantia suficiente para quitar o imóvel à vista — o que seria o cenário ideal, a fim de evitar o pagamento de juros — o financiamento é a opção mais comum.

Com todas essas vantagens, você ainda aumenta seu patrimônio, tendo a garantia de um investimento com retorno certo. Portanto, se está em busca de um apartamento, não deixe de considerar as vantagens de comprar um imóvel na planta.

Lembre-se apenas de pesquisar sobre o histórico da construtora e garanta o máximo de credibilidade e segurança para o seu investimento! Aproveite a visita para entrar em contato conosco e conhecer as nossas opções de investimento.

Categorias
Autor
Bracon
Cada apartamento Bracon é projetado para ser exclusivo: da escolha do terreno em endereços nobres nos melhores bairros de São Paulo à fachada com design, que valoriza o entorno e o patrimônio do morador. Do desenvolvimento de espaços de lazer integrados e inteligentes aos ambientes internos bem aproveitados. Do acabamento cuidadoso e detalhado ao valor sempre acessível. Bracon, um novo padrão de apartamento para um novo cliente, que deseja ter acesso a um empreendimento de valor.
Publicado em 22 de fevereiro de 2021

Você também pode gostar de ler

Como o valor do condomínio e IPTU influencia na sua decisão?

Há dois componentes que, muitas vezes, quem está procurando um imóvel esquece de considerar na escolha: o valor do condomínio e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).  A taxa do condomínio refere-se a uma cobrança variável de cada empreendimento. Já o IPTU trata-se de um encargo da prefeitura. Assim, eles têm origens e objetivos […]

Ler mais
Você sabe o que vai receber depois da compra do apê?

A compra do apê é uma jornada que não termina com o fechamento do contrato. Além dos compromissos que você terá (como lidar com alguns gastos extras para formalizar a compra), saiba que a construtora e incorporadora também deverão cumprir algumas obrigações e entregas. Independentemente se o repasse for depois de seis meses com a […]

Ler mais
Como avaliar o valor do metro quadrado do seu futuro apê?

Você sabia que avaliar o valor do metro quadrado do seu futuro apartamento é muito importante na hora da sua compra? Isso porque a valorização de um bairro em comparação ao outro pode ser calculada a partir do metro quadrado, identificando se é barato, neutro ou caro. Entre os critérios para esse cálculo, estão a […]

Ler mais

Foco

Entregar sempre o melhor

Do desenho à entrega, buscamos superar a expectativa das pessoas. Por isso, o que norteia cada uma de nossas decisões é a vontade de surpreender sempre.
Desenvolvido por InCuca Tech
Canal Vendas
Contato
WhatsApp
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram