A Análise de Crédito é o primeiro e mais importante passo, dentre os processos burocráticos, para quem deseja comprar um imóvel financiado pelo Banco. E é também o assunto do nosso bate papo de hoje com você, que está se organizando para realizar a tão sonhada conquista da casa própria.
Quer saber exatamente o que é, o que precisa e como potencializar as suas chances de aprovação de crédito no Banco? Vamos lá!
A Análise de Crédito nada mais é do que uma pesquisa aprofundada da sua vida financeira feita pelo Banco para saber se você pode ou não pagar pelo imóvel que deseja comprar com a ajuda deles, no caso, com um financiamento imobiliário bancário.
O Banco faz essa Análise de Crédito para saber se há e quais sãos os riscos de ele realizar este empréstimo e não receber.
E o que será analisado nesta pesquisa?
Além dos dados pessoais – CPF, Profissão etc., nesta pesquisa, o Banco procura saber mais a fundo a sua vida financeira e o seu histórico de “relacionamento com o dinheiro”.
Algo que vai muito além do que diz o seu holerite, o seu salário mensal.
Quando eu digo ‘pesquisa aprofundada’ é aprofundada mesmo: a renda familiar, o histórico de compras e pagamentos, registro de bens em seu nome, extratos e mais extratos.
Uma série de documentos antigos e recentes são exigidos, o que em muitos – quase todos os casos – demanda tempo, dedicação e energia.
Mas, calma. Não se desespere! Fica por aqui que a gente vai te ajudar a organizar tudo direitinho e não ter nenhuma surpresa na hora de ir ao Banco fazer a sua Análise de Crédito. Anota aí!
Embora cada Banco trabalhe de uma forma, de um modo geral, para a análise de crédito eles pedem:
- Documento de identificação com foto – CPF, RG, CNH…
- Carteira de Trabalho e Previdência Social.
- Comprovante de Renda dos últimos 3 meses – Holerites, extratos de movimentação bancária etc.
- Certidão de nascimento, casamento ou comprovante de estado civil.
- Última declaração do Imposto de Renda.
Os processos de financiamento bancário imobiliário costumam ser morosos e um dos principais motivos é o levantamento e análise de documentação.
Se organize e leve toda a documentação exigida de uma só vez. Verifique – mais de uma vez – se estão todos certinhos como solicitado. Evite o retrabalho. Otimize tempo!
E o que pode prejudicar, reprovar a análise de crédito?
Dizem por aí que o passado condena! 🙂 Brincadeiras a parte, um histórico financeiro ruim pode comprometer sua Análise de Crédito sim. Nem vou citar aqui o nome no SPC Serasa. Estes nem entram no jogo! Me refiro a Score Baixo oriundo de atrasos de pagamento, inadimplência, débitos em aberto, financiamentos a médio e longo prazos, dívidas no cartão de crédito etc.
Tudo isso compromete a sua renda e, consequentemente, pode impactar sua análise de crédito no valor disponível o para financiamento, por exemplo.
Vale ressaltar que os Bancos entendem como margem segura o comprometimento de até 30% da renda na compra de um imóvel.
E como aumentar as chances de aprovação de crédito?
Ter um bom relacionamento com o Banco ajuda e muito. Adquirir um dos seus produtos – Consórcios, Investimentos etc., aumenta o seu Score no Banco em questão e a maneira como você é visto por lá. Se possível, adquira.
No mais, você melhor do que ninguém conhece o seu histórico financeiro e até onde pode assumir um compromisso. Use este autoconhecimento a seu favor!
- Faça um levantamento de todas as suas dívidas a médio e longo prazos de parcelas de cartão de crédito, crediários, empréstimos, financiamentos etc.
- Quite o que for possível antes de solicitar a análise de crédito.
- Faça uma análise do seu Score. Há ferramentas gratuitas na internet que te ajudam com isso, como o site do SERASA Score.
- Faça Simulados de Financiamentos pelo site do seu Banco. Eles dão um bom parâmetro de números de parcelas, valores etc.
Agora que você já entendeu como funciona uma Análise de Crédito é só se organizar para dar mais um passo rumo a conquista do seu apê.
Que tal o Ipiranga como seu novo endereço? Conheça agora o Bracon Ipiranga, na Av. Nazaré, e mude de vida.